Conheça os ETFs e saiba como investir

ETFs Interessantes negociados na B3
Os ETFs (Exchange Traded Funds) são excelentes ferramentas de diversificação de portfólio: da renda fixa à renda variável, passando por fundos imobiliários, investimentos no exterior e commodities, dentre outros.
Nos últimos anos foram lançados inúmeros ETFs na B3 e eles começaram a ficar mais populares entre os investidores brasileiros. Essa “indústria” nos EUA é muito mais antiga e disseminada. Lá tem ETF de tudo, sem brincadeira.
A grande vantagem do ETF é que você compra um único produto financeiros e ele faz a diversificação para você. E outra. Ele também pode ser adquirido pelo pequeno investidor, haja vista que são negociados na B3 de uma em uma cota (“lote de 1 cota”), de forma muito simples, igual ao que fazemos nas negociações de ações pelo home broker.
Todo ETF sempre terá seu próprio benchmark que é a referência para a seleção dos ativos de cada fundo (sim, o ETF é um tipo de fundo de investimentos). Por exemplo, o IMAB11 da Itaú Asset contém uma cesta de ativos no intuito de replicar o IMA-B da ANBIMA, isto é, contém em sua carteira títulos do tesouro nacional atrelados à inflação e com diferentes prazos de vencimentos. Já o famoso BOVA11 da BlackRock replica a carteira do IBOV, o principal índice da bolsa brasileira.
Uma curiosidade: vários estudos mostram que apenas 20% dos gestores de fundos de investimentos (gestão ativa) superam os ETFs de referência (gestão passiva). Inclusive o Warren Buffet comenta que esse produto é o mais indicado para as pessoas físicas. Será?
ETFs Interessantes negociados na B3 - Update 2023
A seguir, a lista dos ETFs comentados no vídeo e seus respectivos benchmarks:
- IBOV = BOVA11
- Small Caps = SMAL11
- Ações pagadoras de dividendos = DIVO11
- Materiais Básicos = MATB11
- S&P 500 = IVVB11
- Nasdaq = NASD11
- Ações no Mundo = WRLD11
- Criptomoedas = HASH11
- Títulos prefixados = FIXA11
- Títulos de inflação = IMAB11
- Fundos imobiliários = XFIX11
- Ouro = GOLD11
MJR
*Disclaimer: esse texto tem apenas um caráter educativo e não é uma recomendação de investimentos. E mais. Investimentos em renda variável podem gerar prejuízos.