Breaking News - Índice Bovespa

Imagem do post O IBOV deverá fazer um amplo movimento nos próximos dias e semanas - Investir Cada Vez Melhor

O IBOV deverá fazer um amplo movimento nos próximos dias e semanas

Desde o fundo na segunda quinzena de março em 97 mil pontos (23.03.2023), o IBOV chegou a subir mais de 20%, entrando num Bull Market.

Comentamos em vídeos prévios aqui no canal as razões desse movimento. Assista o vídeo Bull Market no IBOV - Como aproveitar?: https://youtu.be/uGEnhcj_93o

Também frisei no último vídeo que o IBOV estava esticado e uma correção seria bem-vinda.

Desde a última quinta-feira (06.07.2023), o índice vem tentando corrigir (cair) de maneira mais forte, mas a pressão compradora entra logo em seguida, evitando quedas mais pronunciadas até aqui.

Ontem, 11.07.2023, aconteceu um fato importante: o IBOV caiu fortemente no início do pregão, mas depois recuperou grande parte da queda durante o dia.

Já no dia de hoje, 12.07.2023, o índice subiu muito pela manhã e devolveu tudo no período da tarde. Isso mostra os primeiros sinais de aumento da volatilidade.

Desde o último topo na segunda quinzena de junho, 21.06.2023, o IBOV está “de lado” nas últimas semanas (correção lateral) e tocou a primeira retração de Fibonacci (38,2%). Isto é, teoricamente, o índice já poderia começar a nova “pernada de alta”, em busca do topo histórico em 131 mil pontos.

Importante salientar que o movimento de alta do IBOV nesse segundo trimestre de 2023 poderia ser muito maior se as ações de mineração e siderurgia tivessem tido altas, especialmente as ações da Vale S/A. Recentemente ouvi de um gestor que se a mineradora não fizesse parte do índice, o IBOV teria atingido o topo histórico (a Vale tem peso atual mais de 10% no índice).

Um pitaco: acho que as ações da Vale poderão entrar no radar de gestores e analistas, pois o ativo ficou muito para trás e o valuation está atrativo (opinião de vários analistas), apesar das incertezas do preço minério que tem forte influência na China.

A volatilidade do IBOV no gráfico diário diminuiu fortemente nas últimas três semanas, aspecto bem demonstrado num indicador de análise técnica chamado de “Bandas de Bollinger”. E usualmente após esse padrão, o ativo costuma fazer um movimento muito amplo.

Problema. Não dá pra saber para que lado esse movimento ocorrerá.  No caso do IBOV ele poderá buscar rapidamente o topo histórico ou recuar fortemente para os suportes mais baixos. Em geral, numa tendência bem estabelecida, como a atual do IBOV, o ativo costuma “explodir” para o lado da tendência, nesse caso, para cima. Será?

Fique de olho ao rompimento das faixas de 116 e 120 mil pontos, para baixo ou para cima, respectivamente.

Posto isto, fiquem atentos aos próximos dias.

Eu vou aproveitar esse possível rally, para cima ou para baixo. E você? O mercado futuro pode auxiliar os pequenos investidores nesses momentos. 

MJR

*Disclaimer: esse texto tem apenas um caráter educativo e não é uma recomendação de investimentos. E mais. Investimentos em renda variável podem gerar prejuízos.

 

 

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao navegar em nosso site, você concorda com tal monitoramento.

Prosseguir